
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) defende que o seguro de acidentes pessoais para bombeiros deverá compreender a extensão territorial a outros países.
Para tal, solicitou ao novo secretário de Estado da Protecção Civil a alteração da redacção da portaria que regula os seguros que restringe a cobertura aos acidentes “que tenham lugar em território nacional”.
A esse propósito, a Liga lembra, “não só os acordos internacionais em vigor, para cooperação recíproca entre Portugal e outros países, mas principalmente pela entreajuda voluntariamente dispensada por todas as associações e corpos de bombeiros fronteiriços quase diária”.
Essa situação, conforme sublinha a missiva da LBP ao SEPC, “ leva a que muitos bombeiros portugueses sem se aperceberem estejam muitas vezes a combater incêndios em território espanhol”. Situação que, perante a restrição expressa na lei,”pode ser perigosa e provocar sérios problemas a bombeiros e às respectivas associações em caso de acidente”.
Eu este verão passado estive por duas vezes a extinguir incêndios em território espanhol, junto à fronteira com Portugal.
E Se tivesse tido um acidente?!? Que seguro me salvaguardava? NENHUM?!?!
É mesmo brincar com Bombeiros.
Num dos incêndios apôs a chegada ao local como chefe de equipa comuniquei ao CDOS que o incêndio labrava em território esppanhol mas com progressão em direcção a território português e questionei se deveríamos ou não intervir.
O CDOS é obrigado a perguntar ao CNOS se devemos ou não actuar, ao qual o CNOS deu ordens para procedermos à extinção do mesmo.
Agora se alguma coisa nos tivesse acontecido, quem nos salvaguardava? O CDOS e o CNOS se calhar até alegavam que não tínhamos ordens para actar em território espanhol, e mais uma vez o BOMBEIRO é que tinha feito mais do que devia, etc etc ...
DÁ QUE PENSAR...
Sem comentários:
Enviar um comentário