quinta-feira, 21 de maio de 2009

3 NOVAS AMBULÂNCIAS INEM NO DISTRITO DE CASTELO BRANCO


O INEM celebrou ontem uma cerimónia de activação de duas ambulâncias Suporte Básico de Vida (SBV) no Distrito de Castelo Branco, que ficarão geograficamente sedeadas em Oleiros e no Fratel e assinou um protocolo para Posto de Emergência Médica com os Bombeiros da Sertã.

Esta sessão solene ocorreu pelas 10.30h no Governo Civil de Castelo Branco, com a presença dos Presidentes da Câmara de Oleiros, José Santos Marques e de Vila Velha do Ródão, Maria do Carmo Sequeira que simbolicamente receberam as viaturas SBV. Estas duas ambulâncias SBV foram activadas no âmbito do projecto de requalificação das urgências (RU).

Presentes estiveram também, a Governadora Civil de Castelo Branco, Maria Alzira Serrasqueiro, o Presidente da Câmara da Sertã, Paulo Farinha, o Presidente do Conselho de Administração do Hospital Amato Lusitano, José Manuel Sanches Pires, o Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, João de Carvalho Pimentel, assim como o 1 e 2.º Comandantes Operacionais Distritais da Autoridade Nacional da protecção Civil, respectivamente, Rui Esteves e Francisco Mendes.

O salão nobre do Governo Civil contou ainda com diversos convidados, entre os quais os novos tripulantes das duas ambulâncias SBV de Oleiros e Fratel, entre outras entidades.

O mapa do projecto RU foi concebido para reduzir consideravelmente o tempo médio de acesso à saúde e estabelecer a equidade territorial promovendo a qualidade da assistência. Tal como foi afirmado pela comissão técnica de apoio ao processo de requalificação das urgências, qualquer reforma da Urgência Médica implica o reforço da Emergência Médica Pré-Hospitalar.

Após esta cerimónia, teve lugar a assinatura de um protocolo de atribuição de uma ambulância para Posto de Emergência Médica (PEM) com Associação de Bombeiros Voluntários da Sertã na pessoa do seu Presidente, Francisco José Nunes.

Desta forma, o Distrito de Castelo Branco verá reforçada a resposta pré-hospitalar à população e terá mais eficiência na resposta às emergências que ocorram no território, constituindo estas três ambulâncias, também um reforço da resposta às vitimas de acidentes de viação nas estradas que servem aquela zona do país.

FONTE: http://www.inem.pt

Sem comentários: