terça-feira, 12 de maio de 2009

Novo acidente com o Metro de Mirandela


Ontem dia 11MAI2009, minutos depois das 19 horas, uma automotora do Metro de Mirandela descarrilou junto da estação Jean Monet. Um acidente com pouca gravidade que não fez feridos. Àquela hora viajavam apenas o maquinista e três passageiros.

Segundo José Silvano, presidente da administração da empresa Metro de Mirandela, tratou-se de um pequeno acidente sem gravidade, mas já pediu ao Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) a realização de um inquérito para apurar o que terá originado o descarrilamento.

“Aqui existe uma passagem entre dois comboios e que tem agulhas a separar as duas vias e que por qualquer motivo descarrilou” explica o autarca salientando que é um tipo de acidente que “já aconteceu mais vezes por esse país fora porque basta um pequeno desajustamento nas agulhas” para acontecer o acidente. Apesar de para José Silvano “o tombo” ter sido “pequenino”, “vamos pedir ao IMTT que faça um inquérito para saber porque é que as agulhas permitira o descarrilamento do boggie da frente”.

José Silvano revela que a gestão da infra-estrutura, entre Mirandela e Carvalhais, não é da responsabilidade da Refer, mas sim do próprio Metro de Mirandela.

Por isso, terá de ser a própria administração da empresa a solicitar o inquérito. “Vamos exigir isso porque esta linha é nossa, entre Carvalhais e Mirandela a responsabilidade é do Metro” esclarece o autarca “e queremos saber o que é que aconteceu aqui”.

O Governador Civil de Bragança diz que a Secretaria de Estado dos Transportes já determinou o envio de uma equipa a Mirandela “para avaliar as causas e para dar o apoio possível à câmara e à empresa” salientando que o acidente ocorreu numa zona que não pode ser considerada Linha do Tua. “É uma área que não é responsabilidade do Governo” salvaguarda.

Jorge Gomes acrescenta que não é este acidente que vai ter peso na reabertura ou encerramento definitivo da Linha do Tua. “Penso que a única coisa que vai provocar é a necessidade de continuar a pensar bem na qualidade das locomotivas e da linha” afirma, mas ressalva que “esta parte não nos diz respeito e por isso terá de ser a autarquia a pensar e decidir o que deve fazer na área urbana desde o Cachão a Carvalhais”.

Esta tarde, será retomada a circulação entre Mirandela e Carvalhais.

Recorde-se que o material circulante é composto pelas mesmas automotoras que faziam serviço na linha do Tua, encerrado desde 22 de Agosto, e que estiveram envolvidos nos descarrilamentos dos últimos dois anos, que já provocaram quatro mortes e vários feridos.

Os cerca de quatro quilómetros de via-férrea entre Carvalhais e Mirandela faziam parte da linha do Tua desde os tempos em que esta ia até Bragança, mas foram reabertos em 1995 por iniciativa da autarquia que os transformou num metro de superfície.


Será este mais um acidente a juntar aos outros que ditarão o fim da bonita linha do Tua?


Fonte: Rádio Brigantia On-Line

Sem comentários: