quarta-feira, 8 de julho de 2009

LBP DE FORA DAS EIP


A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), face aos termos em que decorreu recentemente em Castanheira de Pêra a apresentação das setenta Equipas de Intervenção Permanente (EIP), lamenta a marginalização a que tem sido remetida no desenvolvimento desse projecto, a par da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).


Em ofício endereçado ao ministro da Administração Interna (MAI), a LBP refere que “nas cerimónias de apresentação das EIP, em especial na realizada no passado dia 19 de Junho, tem-se procurado passar a mensagem de que as EIP são mais uma força à disposição da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), só assim se compreendendo a completa marginalização a que têm sido remetidas as duas restantes entidades outorgantes da parceria das EIP, a ANMP e a LBP”.


Segundo a Liga, essa postura ficou evidenciada na organização daquele evento “ em que estas deveriam ser co-organizadoras e não meros convidados como os demais”.


A LBP solicita ao MAI a necessidade de ver clarificada a situação e que “seja alterada a postura da ANPC nesta matéria”.


Como é sabido, os recursos humanos que integram as EIP são parte integrante dos corpos de bombeiros detidos por associações humanitárias de bombeiros. Nesse âmbito, a LBP outorgou o protocolo com o MAI em representação das associações e a ANMP em nome das autarquias. Os municípios, por essa via, comparticipam com cinquenta por cento do custo da EIP e a ANPC com os restantes.


Segundo a LBP, “são razões suficientes para que a ANPC não se aproprie das EIP e respeite os seus parceiros em tão importante parceria”.


Por sua vez, a ANMP, em mensagem enviada à ANPC salienta que “não existe nem se reconhece qualquer hierarquia da ANPC relativamente às outras entidades subscritoras do protocolo – ANMP e LBP-, não sendo estas subalternos de uma cadeia de comando que não existe”.

3 comentários:

Fernando Bastos disse...

Nesta circunstância e noutras, a Liga devia usar a força que tem e retirar oa meios humanos das EIPs.e assim os srs da ANPC e governo ponham os ministros e secretários de Estado a pegar nas mangueiras, ou passavam a ter uma postura de respeito pelos Homens e Mulheres Bombeiros deste Pais.
Cumps.
Fernando Bastos

Anónimo disse...

Não entendo esta birra da Liga!
Quanto à ANMP - leia-se Marta Soares - só se metem nisto assim para se "taparem" um ao outro - Caldeira (Presidente do CE) e Marta Soares (Presidente Mesa Congressos), porque a ANMP quer lá saber das EIP's ...
E a Liga o que quer? Manda alguma coisa nas Associações? Paga alguma coisa das EIP's?
Então ... é convidada e vá-lá vá-lá ...

Anónimo disse...

venha o diabo e escolha, tambem deviam limitar os mandatos nestas instituiçoes, estamos fartos destas gentes, nao fazem nada, só rebecem ao fim do mês, pobre país que sustenta estes cromos!!!!!!!!!!!!

Lisboa