quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ADEUS CHARLIE... OLÁ DELTA... E VIVA A FEB...


Esta quinta-feira, primeiro dia de Outubro, começa uma nova fase no combate aos incêndios, com a Protecção Civil a aliviar o dispositivo.
Apesar de só sexta-feira ser possível conhecer dados actualizados sobre a área ardida, já é possível concluir que o ano foi bastante pior que 2008.

O plano de combate aos fogos florestais entra, esta quinta-feira, na Fase Delta, com uma redução de meios de quase 50 por cento em relação à fase anterior.

Há mais de 5400 elementos de prevenção, mais de 1200 veículos de vários agentes no terreno e 19 meios aéreos.

Até 15 de Setembro, a área ardida foi quase cinco vezes superior à registada no mesmo período de 2008.

De acordo com o relatório provisório da Autoridade Florestal Nacional, mais de 58 mil hectares de floresta e mato arderam desde o início do ano.

O distrito do Porto foi o que registou mais incêndios, mas o distrito de Guarda foi o que apresentou a maior percentagem de área queimada, com quase 17 mil hectares destruídos. Na lista de distritos com mais área ardida seguem-se Bragança, Vila Real, Porto, Viseu e Braga.

O relatório provisório refere ainda que a maior parte dos incêndios ocorreram durante o mês de Agosto.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil realizará na próxima sexta-feira, dia 2 de Outubro, um briefing do Comando Nacional de Operações de Socorro da ANPC com os Agentes de Protecção Civil para um ponto de situação da Fase Charlie de combate aos incêndios florestais.

Após o briefing, cerca das 11.15 horas, realizar-se-á uma Conferência de Imprensa onde será feito o ponto de situação da Fase Charlie.


Igualmente na sexta-feira decorrerá, pelas 12. 00 horas, uma Cerimónia de Imposição da Medalha de Mérito de Protecção e Socorro – Grau Prata e Distintivo Laranja à Força Especial de Bombeiros “Canarinhos”, com a presença do Secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, e presidida pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira.



E O BOMBEIRO DAS ECIN'S E OS VOLUNTÁRIOS QUE ANDARAM NO TERRENO RECEBEM O QUÊ ?


Sem comentários: