segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso tem a assinatura do Arquitecto Siza Vieira

O novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, cujo projecto é da autoria do arquitecto Siza Vieira, vai começar a ser construído “ainda este ano” devendo ficar concluído no final de 2010, disse hoje o comandante da corporação, Joaquim Souto.

A data do arranque das obras está dependente da assinatura do protocolo relativo ao financiamento do projecto, com 700 mil euros, pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). Orçado em um 1,1 milhões de euros, o novo edifício será também financiado com 200 mil euros pela autarquia local, que cedeu também o terreno, sendo o restante assegurado pelo dono da obra.
O terreno foi doado pela Câmara de Santo Tirso em escritura realizada em Julho de 2003, na comemoração dos 125 anos da Associação, cerimónia que contou com a presença do então ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes. “Trata-se do primeiro quartel de bombeiros a ter a assinatura do arquitecto Siza Vieira”, regozijou-se o comandante Joaquim Souto, explicando que o convite foi feito há já uns anos pela direcção da associação humanitária.
Segundo Joaquim Souto, o arquitecto “aderiu muito bem à ideia, por se tratar do seu primeiro quartel de bombeiros”. É um edifício construído de raiz, com cerca de 1400 metros quadrados, que “inclui todas as valências e condições essenciais ao bom funcionamento de um quartel de bombeiros. Tudo isto, aliado ao facto de ter assinatura de um dos maiores arquitectos da actualidade”, frisou o responsável. O terreno onde vai nascer o novo edifício/sede dos Voluntários de Santo Tirso (Vermelhos) tem uma área total de 3.800 metros quadrados, que “contrastam com os 400 metros quadrados das actuais instalações”, considerou o responsável, salientando que actualmente “não há espaço, sequer, para aparcar as viaturas de emergência, nem espaço para formação e parada”.
Em relação ao destino a dar ao actual quartel, Joaquim Souto disse que “ainda nada está definido, a não ser que irá manter-se na posse da associação humanitária”. Construído há 75 anos e implantado no centro da cidade onde são frequentes os constrangimentos de trânsito, o actual edifício não dispõe de um parque de viaturas suficientemente espaçoso para acolher as viaturas mais operacionais, não tem camarata feminina e não possui qualquer logradouro ou área descoberta.
O novo edifício do quartel dos “Vermelhos”, voluntários de Santo Tirso, será construído na Rua do Arco (Quinta de Geão, junto ao edifício da Biblioteca Municipal), em Santo Tirso.

Sem comentários: