segunda-feira, 19 de outubro de 2009

REGRESSO DA CHUVA - ANPC ACONSELHA


No dia em que se prevê o regresso da chuva a Portugal continental, a Protecção Civil lembra alguns cuidados a ter para evitar ou atenuar os efeitos das cheias e dos deslizamentos de terras.

Para esta segunda-feira é esperada chuva no Norte de Portugal continental, que deverá cair em todo o território a partir de terça-feira. Para quarta-feira, o Instituto de Meteorologia prevê aguaceiros fortes, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Com o início do período anual de chuvas (ano hidrológico 2009/2010), a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vem recomendar aos cidadãos e serviços municipais medidas de precaução relativamente a inundações em zonas urbanas, cheias motivadas pelo transbordo do leito de alguns rios e instabilização de taludes ou deslizamento de terras.

De acordo com a ANPC, «todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos».

Quanto às inundações em zonas urbanas, a ANPC recomenda aos serviços municipais de protecção civil a limpeza e desobstrução de sumidouros, valetas e outros canais de drenagem, removendo folhas caídas das árvores, areias e pedras.

«Cada cidadão deve também tomar uma atitude pró-activa, nomeadamente assegurando a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais ou varandas e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados de habitações», refere.

Para evitar ou minimizar as cheias motivas pelo transbordo de ribeiras, a Autoridade Nacional apela à desobstrução e limpeza das linhas de água e verificação de eventuais situações de desmoronamento das margens, entre outros cuidados.

A ANPC chama ainda a atenção para a possibilidade de a precipitação aumentar a instabilidade de solos e rochas em taludes.

«O aumento da instabilidade de vertentes em especial junto de aglomerados populacionais, vias rodoviárias e ferroviárias, deve ser observado como medida preventiva de acidentes de deslizamento de terrenos e de derrocadas», nota.

A ANPC recomenda que sempre que as «observações» suscitem dúvidas, sejam comunicadas aos serviços municipais de protecção civil.

Na abertura de mais um ano hidrológico, a ANPC recomenda que todos os «municípios garantam uma vigilância mais apertada no que concerne à urbanização do espaço territorial sob a sua jurisdição».

Apela também para que os Serviços Municipais de Protecção Civil verifiquem e actualizem os respectivos Planos Municipais de Emergência, designadamente os inventários de meios e recursos e as respectivas listas de contactos.


FONTE: IOL DIÁRIO

Sem comentários: