quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

LBP QUER EXTENSÃO A OUTROS PAÍSES DO SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS



A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) defende que o seguro de acidentes pessoais para bombeiros deverá compreender a extensão territorial a outros países.


Para tal, solicitou ao novo secretário de Estado da Protecção Civil a alteração da redacção da portaria que regula os seguros que restringe a cobertura aos acidentes “que tenham lugar em território nacional”.


A esse propósito, a Liga lembra, “não só os acordos internacionais em vigor, para cooperação recíproca entre Portugal e outros países, mas principalmente pela entreajuda voluntariamente dispensada por todas as associações e corpos de bombeiros fronteiriços quase diária”.


Essa situação, conforme sublinha a missiva da LBP ao SEPC, “ leva a que muitos bombeiros portugueses sem se aperceberem estejam muitas vezes a combater incêndios em território espanhol”. Situação que, perante a restrição expressa na lei,”pode ser perigosa e provocar sérios problemas a bombeiros e às respectivas associações em caso de acidente”.


Eu este verão passado estive por duas vezes a extinguir incêndios em território espanhol, junto à fronteira com Portugal.

E Se tivesse tido um acidente?!? Que seguro me salvaguardava? NENHUM?!?!

É mesmo brincar com Bombeiros.

Num dos incêndios apôs a chegada ao local como chefe de equipa comuniquei ao CDOS que o incêndio labrava em território esppanhol mas com progressão em direcção a território português e questionei se deveríamos ou não intervir.

O CDOS é obrigado a perguntar ao CNOS se devemos ou não actuar, ao qual o CNOS deu ordens para procedermos à extinção do mesmo.

Agora se alguma coisa nos tivesse acontecido, quem nos salvaguardava? O CDOS e o CNOS se calhar até alegavam que não tínhamos ordens para actar em território espanhol, e mais uma vez o BOMBEIRO é que tinha feito mais do que devia, etc etc ...


DÁ QUE PENSAR...

Sem comentários: