domingo, 27 de dezembro de 2009

MAU TEMPO OBRIGA A PARTO EM PLENO IP4

O mau tempo que se fez sentir acabou por ter influência em mais um parto realizado em pleno IP4 , às 7.15 horas, próximo de Mirandela, quando a parturiente estava a ser transportada pela ambulância Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM, para a maternidade de Bragança.

Os bombeiros de Valpaços receberam uma chamada, às 5.30 horas, para dar conta de uma parturiente que tinha todos os sintomas de poder dar à luz em breve.
A corporação deu conhecimento ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) que por seu lado deu instruções para que a parturiente fosse encaminhada para a maternidade de Vila Real, enquanto a Viatura Médica de Emergência e Reanimação(VMER), daquela cidade, avançava ao encontro da ambulância.
Surge o primeiro contratempo, com a VMER a ficar atolada no IP4, devido à neve, a partir do Alto do Pópulo (Alijó). Os bombeiros regressaram a Valpaços com a parturiente e foi dada indicação à VMER de Chaves para se deslocar a Valpaços.
O problema é que aconteceu precisamente a mesma situação. Devido à neve, a estrada de ligação a Valpaços ficou cortada ao trânsito.
Dez minutos depois das seis da manhã, foi accionada a ambulância SIV, estacionada em Mirandela, que foi a Valpaços buscar a mulher em trabalho de parto, para transportar a parturiente para a maternidade de Bragança, tendo sido, ao mesmo tempo, accionada a VMER daquela cidade.
No entanto, à entrada do IP4, em Mirandela, teve de ser realizado o trabalho de parto, vindo a nascer uma menina, chegando algum tempo depois a equipa da VMER de Bragança.
Posteriormente, a SIV tentou efectuar o transporte da parturiente e do bebé para a maternidade de Bragança, (a maternidade de Mirandela encerrou em 2006) mas não conseguiu avançar, uma vez que o IP4 já se encontrava cortado, próximo de Macedo de Cavaleiros.
Como a parturiente sofreu hemorragias, houve a necessidade de accionar o limpa-neves para abrir caminho até à maternidade de Bragança, onde chegaram duas horas e meia depois do parto. A mulher e o bebé estão bem.

Sem comentários: