terça-feira, 29 de dezembro de 2009

MACEDO É O ÚNICO CONCELHO SEM EIP´s


Macedo de Cavaleiros é agora o único concelho do distrito de Bragança que não aderiu às equipas de intervenção permanente dos bombeiros.
Aquando da assinatura dos protocolos, em Junho passado, também Alfândega da Fé e Miranda do Douro não assinaram, mas com uma mudança de cor política nas autárquicas, os municípios recuaram na posição e aderiram às equipas.
Por isso, Macedo é, por enquanto, o único concelho que não vê vantagens na sua constituição.
Por agora Macedo não assina e não partilha com o Governo os custos destas equipas de intervenção permanente, compostas por cinco bombeiros cada, uma por concelho.
A posição assumida e a justificação apresentada há um ano mantêm-se.
Na primeira assembleia municipal de 2009, Beraldino Pinto afirmava que esta equipa apenas cobriria 20% do tempo necessário e questionava o seu futuro, depois de passados os três anos do prazo do protocolo.
“São apenas cinco homens e mesmo que não houvesse férias, faltas e licenças, a equipa só estaria a funcionar durante 20% do tempo e o resto teriam de ser os piquetes normais a fazer, os outros voluntários” refere o autarca.
A questão esteve ainda em discussão na Assembleia dos Bombeiros, onde a Câmara esteve representada por Duarte Moreno, vice-presidente da autarquia.
O município quer outra forma, outro modelo, outro figurino, porque não acredita no actual. “A câmara sempre esteve aberta à existência de equipas, nas não no modelo em que estão a ser apresentadas às autarquias” afirma, acrescentando que “há possibilidade de elas existirem, mas com outro modelo porque não acreditamos no actual”.
Inconformada com esta tomada de posição continua a oposição, que até já tentou fazer aprovar uma moção para que a Assembleia Municipal recomendasse à Câmara a adesão às equipas, mas a moção acabou chumbada.
Alfândega da Fé e Miranda do Douro, agora nas mãos do PS, aderiram recentemente às equipas de intervenção permanente.
Macedo de Cavaleiros é o único concelho, dos 12 do distrito, que não quer a constituição das equipas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meus amigos! o concelho de Paredes também não tem EIP's nem vai ter!