segunda-feira, 27 de abril de 2009

CNO - Conselho Nacional Operacional da LBP


No passado dia 4 de Abril, reuniu no Hotel Santa Maria, em Fátima, o Conselho Nacional Operacional (CNO) da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Nesta sua primeira reunião, o CNO, estrutura criada na sequência das deliberações do 40.º Congresso da LBP e integrada por um comandante indicado por cada federação distrital ou regional, procedeu à aprovação do seu regulamento de funcionamento.

Nesta ocasião, o conselho procedeu ainda a uma primeira análise da situação operacional do País, no que ao sector de bombeiros se refere. Os conselheiros concluíram que a criação do CNO “vem ao encontro da urgência do sector em se afirmar, nomeadamente na vertente operacional, tendo em conta a gradual secundarização dos Bombeiros no contexto das alterações legislativas que têm vindo a ser introduzidas no sistema de protecção civil”.


O CNO terá um funcionamento regular e constituirá um apoio à intervenção do Conselho Executivo, através da emissão de pareceres e recomendações em todas as matérias que se relacionem, directa ou indirectamente, com a missão dos corpos de bombeiros, bem como dos respectivos comandos.


O coordenador técnico do Conselho Executivo da LBP, comandante José Campos, será o responsável pelo funcionamento do CNO.

Sem comentários: