sexta-feira, 10 de abril de 2009

Vila Real o distrito com mais incêndios em 2009


Vila Real é o distrito onde se registou o maior número de área ardida este ano. Só em Março e segundo dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil foram registados 612 ignições, tendo ardido 2643 hectares de mato e floresta. O concelho de Montalegre foi o mais fustigado pelas chamas.

Segundo Almor Salvador, segundo comandante da Protecção Civil distrital de Vila Real, houve o dobro dos hectares ardidos do ano passado. “O mês de Março foi atípico. Dos 2643 hectares, cinquenta por cento arderam em Montalegre. Relativamente ao ano anterior temos um total de 242 hectares, relativos a 139 ignições”, explicou.

As altas temperaturas registadas em Março podem ter ajudado a esta circunstância, mas Almor Salvador aponta um outro factor que ainda necessita de ser apurado, uma vez que um grande número de ignições teve origem muito perto de povoações.

“O número de ignições deste mês é de uma brutal anormalidade. Não se justifica e todos estamos admirados com esta situação. Um dado novo é que muitas das ocorrências tiveram lugar junto a povoações, o que não acontecia. Mas essa situação é da área da GNR”, revelou o mesmo responsável.

Perante estes números é caso para colocar em dúvida a eficácia das campanhas de sensibilização junto das populações.


Sem comentários: