quinta-feira, 16 de abril de 2009

Incêndios florestais: Acções de fogo controlado já ultrapassaram os 3.500 hectares este ano


O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Simões, disse hoje que a técnica de fogo controlado para diminuir o risco de incêndio já ultrapassou este ano os 3.500 hectares, objectivo inicialmente previsto.
Ascenso Simões, que falava aos jornalistas à margem da apresentação da Directiva Operacional Nacional, afirmou que a técnica de fogo controlado já foi aplicada em mais de 3.500 hectares, tendo sido ultrapassado o objectivo previsto, e adiantou que provavelmente a área será duplicada.
No entanto, o secretário de Estado sublinhou que só esta área "não chega", sendo necessário "eliminar algumas zonas".

A técnica de fogo controlado, que elimina a matéria combustível da floresta, é desenvolvida pelo Ministério da Agricultura e destina-se a tornar os espaços das florestas menos perigosos, uma vez que retira a carga mais facilmente inflamável, como o mato rasteiro e as espécies arbustivas que ardem mais facilmente.

Ascenso Simões explicou que actualmente é possível fazer acções de fogo controlado durante a fase "Bravo" de combate a incêndios florestais, entre 16 de Maio e 30 de Junho.

Devido às espécies existentes no Algarve o fogo controlado deve ser feito mais próximo do Verão, disse ao revelar que neste momento o Ministério da Agricultura está a fazer um plano específico para esta região, com o objectivo de utilizar esta técnica nos meses de Maio e Junho.

Segundo o secretário de Estado, o sistema de defesa de floresta contra incêndios veio permitir que as acções de fogo controlado sejam feitas nas fases mais críticas de incêndios, desde que sejam garantidas por técnicos credenciados e acompanhadas por forças da protecção civil.

Sem comentários: