quarta-feira, 22 de abril de 2009

EQUIPAS DO GIPS/GNR



O Parque Natural de Montesinho em Vinhais - Bragança assistiu esta tarde a mais um Incêndio Florestal.
Há uns tempos atrás num blogue amigo: http://www.bombeirosparasempre.blogspot.com/ discutiu-se que foi para um incêndio florestal apenas um bombeiro num veículo, segundo informação disponibilizada no site da ANPC.
Agora queria chamar a atenção para os meios que estiveram nesta ocorrência. Inicialmente esteve uma viatura do GIPS/GNR com 3 elementos e depois mais outra com 4 elementos.
Ora a dotação das nossas equipas (Bombeiros) é de 5 elementos, e nunca menos disto. Nunca uma viatura dos GPI pode avançar sem ter os 5 elementos e a ANPC fiscaliza essa mesma dotação.
No caso do GIPS qual é a dotação?
2, 3, 4, 5 ?
É como dá mais jeito?
E ninguém diz nada?
Como bombeiro, e com muitas horas de incêndios florestais, sei que muitas vezes 5 elementos é muito pouco, tendo em conta que o motorista fica na viatura e que tive situações de meter 15 e 20 lances de mangueira de 25.
Agora como é que os nossos "parceiros" do GIPS fazem com só 3 e 4 elementos, considerando que o motorista fica na viatura? São só 2 e 3 elementos a fazer combate directo?

Como um colega meu dizia no verão passado: ANDA-SE AQUI A BRINCAR AOS FIREMEN'S...

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto é mesmo de pessoas que não percebem mesmo nada do assunto.
E não deve ter muito conhecimento da matéria. Conte as vezes em que chega a um incêndio e vê carros de bombeiros apenas com 2 homens ou mesmo 1, já assisti a dezenas.

Anónimo disse...

Caro Bombeiro,
Pois fique você sabendo que nos inúmeros TO em que tive o prazer de estar no combate... cheguei a uma brilhante conclusão:

Em grande parte dos mesmos, 1 VLCI com 3 elementos do GIPS fazem tanto ou muito mais trabalho que todos os restantes meios dos Bomb no TO, tendo em conta que estão na maioria das vezes VFCI, VLCI e bombeiros que até se estrovam uns aos outros... e que impávidos e serenos, ainda se dão ao luxo de ver/ assistir aos elementos do GIPS a trabalhar sozinhos...

Bem hajam a todos aqueles que vestem a camisola por esta causa, e que dão tudo por tudo no combate aos incêndios, com um único objectivo:
"Salvaguardar os bens e a segurança das pessoas e ver ardida a menor área possível"
A todos aqueles que compartilham deste espírito o meu muito obrigado por todo o seu esforço e dedicação em prol desta causa... sejam eles Bombeiros, GIPS, Sapadores, Afocelca, etc...