quinta-feira, 16 de abril de 2009

NOVIDADE - Meios aéreos em operações de protecção civil vão ter manual operacional





Os meios aéreos em operações de protecção civil vão dispor de um manual operacional que define a utilização e intervenção nos teatros de operações, foi hoje anunciado durante a apresentação da Directiva Operacional Nacional.

O manual operacional de emprego dos meios aéreos em operações de protecção civil é a novidade da Directiva Operacional Nacional, que enquadra também o dispositivo especial de combate a incêndios florestais para este ano.

O comandante nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Gil Martins, disse à Agência Lusa que o manual, elaborado pela ANPC e pela Empresa de Meios Aéreos (EMA), vai estar pronto no fim de Abril e será distribuído pelas câmaras municipais, empresas de meios aéreos e corpos de bombeiros.

O manual, que vai permitir uma melhor coordenação e garantir que os pilotos trabalhem com base num único documento, vai estabelecer a intervenção dos meios aéreos e a sua articulação com o dispositivo que está no terreno, adiantou.

No final da apresentação da Directiva Operacional Nacional, o secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, disse aos jornalistas que o manual vai "garantir que o meios aéreos sejam geridos sem conflitos".

Como exemplo, referiu que ao mesmo tempo podem ocorrer três tipos de pedidos de meios aéreos, para combate a incêndios florestais, emergência médica do INEM e transporte de órgãos, sendo necessário definir prioridades e o manual ajudará a clarificar esta questão.




Sem comentários: